quinta-feira, 27 de novembro de 2014

UM PADRE SUPOSTAMENTE REVOLUCIONARIO


1

Camilo Torres –

Testemunho e

Profecia

 

Luigi Bordin

Doutor em Filosofia.

Professor Associado do IFICS-UFRJ.


 

“Um católico, um padre católico, não pode ser expec

tador inerte de um sistema social que

nega à maioria a possibilidade de comer, vestir e t

er casa[...]. Próprio por ser colombiano,

católico e padre, não posso não ser revolucionário”

 

(Camilo Torres)

 

Jesus foi o maior revolucionário da história, pois derrubou o Império Romano que dominou o ocidente por mais de 1000 anos.

O império do mal ruiu sobre as catacumbas de Roma, por onde cristãos se escondiam e se reuniam e assim podiam professar a sua fé em o nosso senhor Jesus Cristo, o filho do homem,

O império do mal foi derrotado pela filosofia pacífica, altruísta e racional, pois Amor foi e sempre será superior a qualquer força ou sentimento.

Perece o corpo as idéias de Jesus para sempre permanecerá.

Dos esgotos insalubres e refúgios de cristão que eram perseguidos e assassinados pelo império do mal, ou melhor, o império romano, como a luz e sol sempre sucede a escuridão, suas idéias ressurgem ao nascer de cada dia, no coração de todos os verdadeiros e praticantes de sua superior e eterna filosofia: O amor.

 

 

 

 



sexta-feira, 21 de novembro de 2014

20 de noembro- dia da consciêcia negra


 

 

Nesta semana de feriado em São Paulo, em comemoração ao dia 20 de novembro, dia do assassinato ao líder do Quilombo de Palmares, símbolo da luta e da resistência DO NEGRO escravo a sua condição desumana, quilombolas que conseguiram através da fuga e da organização de fugitivos das senzalas e perseguidos e marginalizados pelo sistema da época, prostitutas, judeus e índios e que conseguiram sua liberdade no quilombo dos Palmares na serra da barriga, divisa de Alagoas e Pernambuco.

Estes quilombos foram crescendo e dentro de uma serra íngreme e de difícil acesso, conseguiram reunir mais de 20 mil quilombolas, divididos em aldeias e centralizados em Palmares, no topo da serra e que não agrupavam somente negros, mas todos aqueles a quem eram perseguidos e marginalizados pelo sistema colonial português.

Foi destruído por um valente e mercenário paulista, o bandeirante Domingos Jorge Velho que tinha longa experiência em escravizar índios e a luta na selva, e alguns livros oficiais de história ainda representa estes cruel mercenário em herói e desbravador. paulista.

Zumbi dos Palmares teve a sua cabeça cortada e exibida em plena Praça de Recife, isso em 20 de novembro de 1695 e a destruição de Palmares e toda a resistência ao regime cruel e escravista da época, caiu e rolou como a cabeça deste verdadeiro herói do povo negro e descendente e de todos aqueles que acreditam na luta pela liberdade.

Vivo Zumbi dos Palmares!

Aquele que nunca morre, pois esta vivo e mora dentro de cada coração de homens e mulheres hoje sim livres, pois sua luta, nunca e jamais será em vão!

E a luta continua!

 

João do Gueto

Secos e Molhados - Secos e Molhados (1973) - Completo


sábado, 15 de novembro de 2014

Minas com Bahia





Para que serve uma internet lenta?

A gente tenta, tenta e nada.

A cabeça esquenta

Como ao sol do meio dia

E tenho vontade

De mandar esta net para...

A casa da minha tia.

Maria

Em minha santa

E sagrada terrinha

Minas Gerais divisa

Com Bahia.

Gromogol

Itacambira

Lá na casa

Da minha saudosa

Tia Maria.

 

João do Gueto

Consciência negra (2)-Camila1ªB.wmv





O que ter a consciência negra?



R: É não deitar na cama para dormir e ao encostar e relaxar sua cabeça no travesseiro, não ter cometido nenhuma ação preconceituosa seja a quem for e não dormir com uma negra consciência por ter praticado o mal.



Joaão do Gueto

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Hemorragia verde sangue



 
O solo ressecado geme
E chora em lágrimas secas
De um puro sangue
Que jorra
Em sangria
Uma quase letal
E fatal hemorragia.
Ferida a mãe Gaia
Reclamará
Todo o mal
De uma serra elétrica
Descomunal
E fatal
Para aqueles
Que não sabem
Ou melhor
Não querem cessar
O jorro de sangue
Sangria cruel e letal
A todos nós.
 
João do Gueto

Mosca na sopa - Raul Seixas





Aqui no condomínio ao lado, há uma par delas a me perturbar. rs

Semana da Consciência Negra 2014


terça-feira, 11 de novembro de 2014

Orishas - Represent Cuba


QUÍCHUA





QUÍCHUA

 

Os índios remanescentes

De uma outrora

América pré-colombiana

Descendentes diretos

E filhos de Atahualpa

Tupac Amaru

Antigos reis e rainhas

De uma magnífica e extinta civilização

Escravizada e cruelmente dizimada

Em nome da riqueza e da prata

E movido pela mais cega

E destruidora ambição

Seus antigos deuses enterraram

Para o todo sempre

Serem esquecidos.

Mas todos os dias

a cada infalível por do sol

Seus lábios

E Suas almas

Que já mais se calaram

interiormente rezam

De lábios cerrados

E olhos bem abertos

Palavras sagradas

E jamais esquecidas

Em sua antiga língua Quíchua

Para reverenciar

Seu Deus Inti

Nossa estrela solar

Que em todo poente

Pinta o céu de um vermelho

Quente e diferente

De uma nova e especial cor

Vermelha e de uma laranja

Divinamente quente

Agradecendo ao seu Deus Sol

Simplesmente por mais um dia de existência

Indígena e mui corajosa

Sobrevivência.

 

João do Gueto

 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

sábado, 8 de novembro de 2014

OLHAI OS LIRIOS DO CAMPO





Mateus:

«Ninguém pode servir a dois senhores; pois ou há de aborrecer a um e amar ao outro, ou há de unir-se a um e desprezar ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos da vossa vida pelo que haveis de comer ou beber, nem do vosso corpo pelo que haveis de vestir; não é a vida mais que o alimento, e o corpo mais que o vestido? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros, e vosso Pai celestial as alimenta; não valeis vós muito mais do que elas? Qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um cúbito à sua estatura? Por que andais ansiosos pelo que haveis de vestir? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam, contudo vos digo que nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Se Deus, pois, assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Assim não andeis ansiosos, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois os gentios é que procuram todas estas coisas); porque vosso Pai celestial sabe que precisais de todas elas. Mas buscai primeiramente o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.» (Mateus 6:24-33)

ZUMBI SOMOS NÓS! PROJETO GRAFITE- EMEF BRASIL-JAPÃO- 2013


Semana da Consciência Negra 2008


A SENHORA MAURA



A SENHORA MAURA
 
Sou negro brasileiro, filho da mistura e miscigenação das três etnias formadoras de nosso povo.
“- O índio, o europeu e o branco português e o negro africano”.
Sou mulato, mas não gosto desta palavra, pois remonta mais de quinhentos anos de escravidão, palavra que deriva de mula, animal híbrido e que não pode gerar descendentes por se filho do senhor com sua escrava negra e não ser aceito nem pelos brancos e muito menos pelos escravos, passava então a ser o capitão do mato ou capataz de gado e de toda gente.
 Venho aqui dizer e falar, ou melhor, agora escrever que meus antepassados negros não foram escravos, mas sim escravizados.
Meu avo Belmiro Rocha nasceu em 1889 na Bahia, portanto oficialmente liberto, pois a Lei Áurea fora assinada um ano antes de seu nascimento e como um dia ele mesmo me disse que seus pais não nasceram escravos, mas todos juntos com sua nação africana foram barbaramente escravizados e trazidos para o Brasil.
O sangue que corre em minhas veias é a mistura de três etnias: me avo negro, pai de minha mãe, minha avó, índia de Matogrosso, mãe de meu pai, minha querida avó Senhorinha Alves Piedade e minha avó Tereza de Guzzi, mãe de minha mãe, italiana da velha Sicília, portanto sou um autentico e genuíno filho da miscigenação brasileira,
E hoje, o que dos Rochas, negros e baiano, irá propor e escrever um nova História, não mais o escravo negro e passivo diante de sua condição escrava como se a escravidão fosse algo natural e justo.
Não quero mais assistir a novela tão famosa e mundialmente conhecida: A escrava Isaura, pois meus antepassados não eram escravos, mas sim foram escravizados e trazidos pela força e amarrados em correntes como se fossem cosias e objetos e como justiça e não vingança, eu irei escrever uma nova e melhor novela, A SENHORA MAURA!
E ela passará em meu canal todos os santos dias e em todo capítulo, Maura irá dizer assim:
Trezentas chibatadas no mínimo a Leôncio por insubordinação e não quer me servir.
Trezentas no mínimo e seu nome não será a escrava de alma branca Isaura, mas sim, minha linda, negra e formosa sinhazinha: A SENHORA MAURA
 
 
João do Gueto
 

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A verdade sempre prevalece!


A VERDADE É A MINHA ÚNICA RELIGIAO

 

Eu já desci na comunidade e já conversei sobre os problemas que venho enfrentando em meu próprio condomínio e que inclusive alguns moradores querem me imputar atitudes e ações que não são minhas, pois eu mesmo já lhes disse pessoalmente que a única coisa que não me importava e me incomodava era a musica e o forro, pois a alegria contagia e faz bem a todo mundo, mas aqueles que quês infelizes ou frustrados em suas vidas pessoais querem fazer o riso e a felicidade acabar e são capazes de atos como chamar a policia e dizer que ainda é a sindica.

Alias esta mesma senhora fazia isso cotidianamente em seus dez anos de gestão e ao contrario da minha pessoa nunca desceu para dialogar e tentar resolver os problemas de forma pacifica e racional

Infelizmente tenho problemas diários com moradores deste prédio e ao contrario desta comunidade que conheço pessoas e respeito por que muitos são pais e mães de alunos meus e pessoas de bem a boa índole, ao contrario de alguns condôminos.

Tenham todos uma boa noite e que a paz e felicidade de Deus estejam com todos nos!

 

Marcos Aurélio

Sindico e professor

Condomínio West Park

Rei do Salão - Trio Cordel



hoje e dia de forrobodó

ZARUÊ ZAMBI


Zumbi com ensino superior e anel de doutor

 

Quanto mais obstáculos eu transponho

 mais eu me fortaleço.

Quanto mais difícil é minha vitória

 maior valor ela terá.

Esta é minha sina

Meu Destino

Para ser reconhecido

 sempre tive que ser

 o melhor em tudo que fiz

Ser negro em um país

 de um passado escravista tem seu preço.

Caro e quase um crediário sem fim.

E aqui em terras de nosso senhor do Bonfim

 de senhores de engenho

 e barões do café

O negro só é livre

 se um guerreiro for

E sem nunca esquecer

 que muitos lutaram e morreram

Para que hoje nós possamos

 ser o que somos

Mas a verdadeira

E EFETIVA liberdade

 tem novas armas

Não mais um facão

 ou um fuzil na mão

E sim meu povo negro

Zumbi com anel de doutor

 e com muita, mas muita instrução

Pois o conhecimento é a única forma

 de alcançarmos nossa verdadeira

e efetiva liberdade

nossa real libertação.

E a luta continua!

Em busca de definitiva

E duradoura alforria.

 

João do Gueto.

sábado, 1 de novembro de 2014

João do Vale - Programa MPB Especial (1974)









A cigana anarfabeta, leu a mão de Paulo Freire.


 em uma carta de um
analfabeto e esperto


 poeta do Maranhão!







João do  Gueto


João do Vale e Gonzaguinha - Fogo no Paraná





A cigana anarfabeta, leu a mão de Paulo Freire em uma carta de um analfabeto poeta do Maranhão!



João do Vale

João do Vale & Fagner - Bom Vaqueiro


Chico Buarque e João do Vale - "Carcará" (1982)


João do Vale - Na Asa do Vento





Não sou Joao do Vele

porque nasci no gueto

pretinho mais do que preto

Negrão de Itaquera



João do Gueto

Jimi Hendrix - Hey Joe


Jimi Hendrix ~ All Along The Watchtower





ARE YOU EXPERIENCE?

Jimi Hendrix ~ All Along The Watchtower





ARE YOU EXPERIENCE?